Projetos
Cantanhede
"A tratadora de Cavalos"
O projeto “A tratadora de cavalos” surgiu de uma junção de um desejo de realizar um sonho de criança e de um sentimento de querer dar a conhecer a história da tratadora de cavalos, a Mariana.
De forma a dar início ao projeto foi realizada uma conversa com a Mariana e com a “Sela & Bridão” para realizar as fotografias no seu centro de hipismo. Esta proposta foi imediatamente aceite, com toda a disponibilidade e parceria. Posto isto, foram realizadas duas abordagens distintas, estando a primeira relacionada com o dia-a-dia dos cavalos e a segunda numa perspetiva mais pormenorizada e com ideias mais claras do que se pretendia. Para além destas duas abordagens foi necessário despender de outro dia para recolher fotografias que representassem mais o espaço envolvente. Num dia, no local indicado e na hora perfeita, um dia de nevoeiro, foram captados os momentos chave e fundamentais para a conclusão da recolha das fotografias. Através delas o projeto fortaleceu e ganhou mais significado.
Após a seleção das sete melhores fotografias iniciou-se o processo de construção do suporte, que consiste numa caixa queimada, com uma ferradura na tampa, outra no interior por baixo das fotografias e com ráfia também na parte interior. O suporte foi algo bastante refletido visto que a ideia principal era “transportar” a mente do observador para o mundo rural.
Depois de enfrentar todas as adversidades do projeto, o autor conseguiu captar as melhores fotografias da vida deste ser cheio de força e, ao mesmo tempo, tão doce.
Foi assim que surgiu o projeto “A tratadora de Cavalos”!
Agradecimentos:
Sela & Bridão Escola de Equitação, Sepins, Cantanhede
Mariana Leal
Carlos Daniel
Miguel Cruz
Joana Figueiredo
Luis Barbosa